..:: 50 ANOS DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA ::.. 05/2002

14 de Maio de 1952. No Campo dos Afonsos - Rio de Janeiro - ouvia-se o inconfundível roncar dos motores dos aviões T-6. Após o intenso treinamento de um seleto grupo de instrutores vôo da antiga Escola de Aeronáutica, nos intervalos de almoço e nas folgas da instrução de vôo, foi dada a autorização para que se apresentassem publicamente, quando da realização de uma cerimônia cívico-militar que seria assistida por uma numerosa delegação de Oficiais estrangeiros. Acontecia então, naquela data, o primeiro vôo da "Esquadrilha da Fumaça".
Este foi o episódio que definiu o nascimento do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, ou Esquadrilha da Fumaça como é mais conhecido pelo público que, aliás, que passou a chamá-la por este nome em função da fumaça expelida pelos aviões, para uma melhor visualização da manobras executadas nas demonstrações.
Ao longo dessas cinco décadas, vários aviões foram empregados nas demonstrações da Esquadrilha da Fumaça. O primeiro deles foi o NA T-6, fabricado sob licença no Brasil e utilizados na Força Aérea como treinador de combate. Sua desativação ocorreu em 1976, após realizar 1225 demonstrações.
No final da década de 60, empregou-se o jato Fougar Magister T-24, de fabricação francesa, em algumas demonstrações. Todavia, sua limitada autonomia e necessidade de pista pavimentada para operação desfavoreceram a utilização do T-24, que contabilizou um total de 46 demonstrações.
O T-25 Universal, fabricado pela Sociedade Construtora Universal Neiva Ltda, foi o avião utilizado na reativação da Esquadrilha da Fumaça, após sua paralisação em 1976. Sua estreia ocorreu em 23 de outubro de 1982, realizando até o final do ano seguinte um total de 55 demonstrações. Seu emprego foi fundamental para reanimar a velha chama da Esquadrilha da Fumaça.
Fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica - EMBRAER, e considerado um dos melhores treinadores militares do mundo, o T-27 Tucano tem sido o avião empregado pela Esquadrilha da Fumaça desde o final de 1983 até os dias atuais. Com ele, já foi realizada praticamente a metade das demonstrações totais da Fumaça, possibilitando empolgar multidões de todos os cantos do Brasil e do exterior.
Atualmente, T-27 Tucano apresenta, em sua pintura, as cores da Bandeira Brasileira. Essa configuração tem permitido que os pilotos da Esquadrilha da Fumaça - os chamados "Embaixadores do Brasil no céu - propaguem pelo mundo afora todo o sentimento patriótico do povo brasileiro".
Na qualidade de um dos mais importantes instrumentos de comunicação social da Força Aérea Brasileira, o Esquadrão de Demonstração Aérea, no exercício das suas atividades, procura atingir as seguintes metas:
>> Despertar e estimular a vocação aeronáutica;
>> Demonstrar o profissionalismo da Força Aérea Brasileira;
>> Contribuir para a integração entre as Forças Armadas;
>> Estimular o entrosamento entre os meios aeronáuticos civis e militares;
>> Comprovar a qualidade da industria nacional, e
>> Representar a Força Aérea no Brasil e no exterior.
Com mais de 2.600 demonstrações realizadas dentro e fora do país, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de travar um emocionante e inesquecível contato com a Força Aérea Brasileira, passando a respeitá-la e admirá-la como instituição capaz de garantir a soberania do espaço aéreo nacional.
Esse é o estímulo que tem movido os passos desse Esquadrão da Força Aérea ao logo desses 50 anos de sua existência, demonstrando a elevada capacidade técnica de pilotos e mecânicos, dando continuidade ao velho espírito de arrojo e determinação de homens que, nos idos de 52, propiciaram a criação da "Esquadrilha da Fumaça".
Ao completar seu Jubileu de Ouro, o Esquadrão de Demonstração Aérea se orgulha por receber a homenagem dos Correios, através dessa emissão filatélica. Toda a comunidade aeronáutica, bem como seus admiradores, terão a alegria de ver, estampados em selos, os aviões já utilizados na Esquadrilha da Fumaça e que por várias décadas têm percorrido o céu, alimentando sonhos e ratificando a máxima que norteia a vida daqueles que se entregam à atividade aérea: "voar pelo prazer de voar".

http://www.asasaomeusonho.hpg.ig.com.br/index.html